Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

UFPA realiza minicurso sobre a origem das sereias na Amazônia

Minicurso será nesta quarta, 17, de 14h às 18h. Inscrições estão abertas.

 
Com o intuito de debater a relação das sereias com o folclore local, a Casa de Estudos Germânicos (CEG) da UFPA realizará um minicurso como parte do Projeto Littera: literaturas germânica e brasileira – minicursos para a Casa de Estudos Germânicos. O tema do minicurso será 'De Loreley a Iara: os cantos das sereias nas literaturas de Brentano e Alencar', que será realizado nesta quarta-feira (17), no horário de 14h às 18h, na Sala de Vídeo da CEG.

'Ao longo da história da humanidade, as sereias são caracterizadas como metade mulher e metade peixe. A representação de tais figuras, atrelada ao elemento água, pode ser vista em diversas versões, como as que serão apresentadas no evento. Na literatura alemã, a figura da Loreley; e na literatura brasileira, a da Iara', explica a professora Adriane Oliveira, uma das palestrantes do minicurso.

Loreley e mãe d'água – Na obra de Clemens Brentano, Lore Lay (Loreley) é caracterizada como uma espécie de 'bruxa' da pequena cidade de Bacharach, pois encanta todos os homens com sua beleza, levando-os à morte com seu feitiço. Já na Literatura nacional, José de Alencar escreveu um capítulo sobre a mãe d'água (como as sereias são conhecidas). No romance, um homem é supostamente atraído pela sereia e teria se atirado nas águas, morrendo afogado.

Segundo Adriane Oliveira, o objetivo do evento é discutir a origem desses seres populares e a chegada deles na Região Amazônica. 'A importância da realização desse minicurso consiste em desvendar a misteriosa figura das sereias, discutir acerca de sua origem na Europa e como se deu a sua chegada até o Brasil.' Ela destacou que o evento é destinado a alunos e professores da área da Literatura e também aos demais interessados na temática.

Inscrições – As inscrições para o minicurso são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria da CEG somente até a véspera do evento. O número de vagas disponíveis é de 20. Para mais informações, ligue para os fones (91) 3201-7795 e (91) 3201-7658, ou envie e-mail para ceg@ufpa.br.

Projeto – O Littera funciona desde maio de 2013 e é coordenado pela professora Patrícia Cezar. Surgiu com a proposta de abrir um espaço para a discussão da literatura na Casa de Estudos Germânicos, tanto da literatura nacional quanto da Alemanha. A periodicidade dos minicursos é bimestral e com temática livre e definida pelos colaboradores do projeto.

• Serviço:
Minicurso 'De Loreley a Iara: os cantos das sereias nas literaturas de Brentano e Alencar'
Data: 17 de agosto
Horário: entre 14h e 18h
Local: na Sala de Vídeo da Casa de Estudos Germânicos (CEG), Pavilhão Gp (altos) do Campus Profissional, no bairro do Guamá.
Inscrições gratuitas na Secretária da CEG até a véspera do evento.
Informações:  (91) 3201-7795 e (91) 3201-7658. E-mail para ceg@ufpa.br.
Acesse a página do projeto no Facebook.

$(function() { if (typeof glb !== "undefined") { var midiasEmbed = glb.midiasEmbeded; if (midiasEmbed){ for (midia in midiasEmbed){ midiasEmbed[midia].videoURL = midiasEmbed[midia].videoURL; new WM.Player(midiasEmbed[midia]).attachTo($("#" + midia)[0]); } } } }); var glb_realtime_map = { site:"g1", categories:[ "materia", "pa/para" , "/pa/para" , "http://semantica./base/Cidade_Belem_PA" ], url:"http:///pa/para/noticia/2016/08/ufpa-realiza-minicurso-sobre-origem-das-sereias-na-amazonia.html" }; $.geolocalizacaoMateria({staticURL: "http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/"}); $(function() { $("#busca-padrao").buscaPadrao({ "url": "http:///busca/", "produto": "g1", "suggest_ligado": true, "site": "G1", "section": "Pará" }); }); glb.Fipe({ url: "/static/fipe/json/", logosPath: "http://s.glbimg.com/jo/g1/static/live/portal/img/logos/fipe", container: ".widget.widget-fipe", searchKind: ".tipo-busca > label", vehicleType: ".tipo-veiculo > label > input", searchField: ".fipe-busca", sample: ".fipe-exemplo", yearField: ".fipe-ano-combustivel", resultTemplate: "#fipe-card-2 > #fipe-detalhes-corpo-template", cards: "#fipe-card-1, #fipe-card-2", newQuery: ".fipe-nova-consulta", loading: ".ajax-loader", urlRedirect: "/carros/tabela-fipe/index.html" }); var glb = this.glb || {}; glb.barra = { exibeAssineJa: true, exibeCentral: true, iframe: false }; (function() { var s = document.createElement("script"); s.type = "text/javascript"; s.async = true; s.charset = "utf-8"; s.src = "http://s.glbimg.com/gl/ba/js/barra-globocom.min.js"; s.charset = "utf-8"; var ss = document.getElementsByTagName("script")[0]; ss.parentNode.insertBefore(s, ss); })();

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE