Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

USP

Planejamento em aeroportos pode ser mais eficiente com novo modelo matemático

Em entrevista aos “Novos Cientistas”, a matemática Lorrany Cristina da Silva descreveu detalhes de sua pesquisa desenvolvida no ICMC da USP, em São Carlos. Trata-se de um modelo matemático que visa a otimizar o fluxo de pousos e decolagens na aviação

 
jorusp

download do áudio A matemática Lorrany Cristina da Silva desenvolve, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, através  do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), em São Carlos, um modelo matemático que contribui para otimizar o fluxo de pousos e decolagens da aviação civil brasileira. Em entrevista aos Novos Cientistas, Lorrany descreveu as inovações de seu modelo, que revisa os principais modelos encontrados na literatura que lidam com a otimização de pouso e propõe um novo algoritmo para corrigir falhas e limitações nos modelos estudados. A pesquisa vem sendo realizada com apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado no ICMC, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Sob a orientação do professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, o estudo de Lorrany trata do planejamento eficiente de pistas e busca minimizar o problema de adiantamento e atraso em pouso de aeronaves de pistas únicas e múltiplas. “Este trabalho investiga o Problema de Pouso de Aeronaves (ALP, do inglês Aircraft Landing Problem). O objetivo do ALP é otimizar os tempos de pousos das aeronaves que chegam à pista do aeroporto”, explicou Lorrany.


O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré, das 7h30 às 9h30, na Rádio USP FM (93,7 MHz).


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP, Faculdade de Medicina e Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

jQuery(document).ready(function($) { $.post('https://jornal.usp.br/wp-admin/admin-ajax.php', {action: 'wpt_view_count', id: '249083'}); });

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE