Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

‘Circuito de prevenção’ no carnaval leva ações contra IST’s a pontos estratégicos em Santarém

São disponibilizados testes rápidos, distribuição de preservativos além de orientação profissionais. Confira a programação do CTA.

 
 -   /
/ /

Durante o mês de fevereiro o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) fará ações de preventivas sobre contaminação das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), Aids e HIV e hepatites virais em pontos estratégicos de Santarém, no oeste do Pará. O primeiro local que recebeu o “Circuito de Prevenção” foi o Parque da Cidade, na sexta-feira (7).

Até o fim do mês, quatro locais receberão o circuito, com realização de testes rápidos, orientações e distribuição de preservativos.

  • 14/02 – Universidade Federal do Oeste do Pará - Campus Tapajós - 08h às 13h
  • 22/02 – Carnaval na Praça de Eventos – 17h às 22h
  • 23/02 - Praça do Tiradentes – Terminal de ônibus – Alter do chão – 15h às 21h
  • 24/02 - Praça do Tiradentes – Terminal de ônibus – Alter do chão – 15h às 21h

Este ano, o tema do circuito é “Brinque o carnaval, só não brinque com a sua saúde”. "Os índices de infestações na região oeste do Pará são preocupantes. Nosso objetivo é trabalhar mais para sensibilizar a população santarena quanto aos cuidados de prevenção”, disse a titular da pasta de saúde de Santarém, Dayane Lima.

Testes rápidos são disponibilizados durante o 'Circuito de Prevenção' em Santarém — Foto: Agência Santarém/Divulgação Testes rápidos são disponibilizados durante o 'Circuito de Prevenção' em Santarém — Foto: Agência Santarém/Divulgação

Testes rápidos são disponibilizados durante o 'Circuito de Prevenção' em Santarém — Foto: Agência Santarém/Divulgação

O técnico em Enfermagem, Francisco Lopes Lima de 27 anos, que praticava atividade física no Parque da Cidade, aproveitou para receber orientações e fazer os testes. “É muito importante ações como estas porque nem todas as pessoas têm tempo disponível para ir até ao CTA, receber esse atendimento imediato”, ressaltou.

Na ação foram realizados 360 testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, com distribuição de 1.152 preservativos masculino, 120 preservativos feminino e 360 géis lubrificantes e folder e orientações de prevenção.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE