Cidades
Menina de 5 anos diagnosticada com meningite está internada em estado grave no HMS
A criança deu entrada no hospital no dia 17 de fevereiro e por complicações da doença precisou passar por cirurgia.
- - G1 / FolhaPA
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/R/Q/uqLBDzTXO8MYzLtaZLCA/whatsapp-image-2020-01-25-at-17.18.30.jpeg)
Uma menina de 5 anos está internada no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), em Santarém, no oeste do Pará, desde o dia 17 de fevereiro com meningite bacteriana. A criança que veio do município de Oriximiná encontra-se em estado grave.
Segundo o HMS, ela chegou com quadro de saúde delicado. Na terça-feira (18), devido complicações no caso, foi necessária uma intervenção cirúrgica. O procedimento foi realizado pela equipe da neurocirurgia do hospital.
De acordo com o HMS, a paciente está na sala de estabilização pediátrica e na manhã desta quarta-feira (19) passou por uma reavaliação neurológica e deve fazer uma nova tomografia para saber se há mais áreas afetadas. A última atualização desta reportagem o quadro clínico era grave.
Meningite bacteriana
A meningite bacteriana é uma infecção que provoca a inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula, causada por uma bactéria.
Geralmente, este tipo de meningite é grave que pode colocar em risco a vida da pessoa, caso não seja tratada adequadamente.
Apesar disso, a meningite bacteriana tem cura, mas a pessoa deve ser levada para o hospital assim que os primeiros sintomas apareçam para receber o tratamento adequado. O contágio da meningite bacteriana acontece através do contato com gotículas de saliva do indivíduo.
O tempo de incubação da bactéria geralmente é de 4 dias até que a pessoa comece a apresentar os primeiros sintomas de meningite, que podem ser:
- Febre acima de 38º C;
- Dor de cabeça intensa;
- Dor ao virar o pescoço;
- Manchas roxas na pele;
- Rigidez muscular no pescoço;
- Cansaço e apatia;
- Sensibilidade à luz ou ao som;
- Confusão mental.