Mundo
Trump pede para '''acalmar os ânimos''' em meio a anúncios de novos protestos de apoiadores
Presidente dos EUA pediu pelo fim de manifestações violentas e atos de vandalismo em nota assinada uma semana depois que um grupo de apoiadores invadiu o Capitólio dos EUA, sede do Congresso americano.
- - G1 / FolhaGO
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/d/k/WAUBIBQ1OUukoteopDSQ/ap21005034498345.jpg)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta quarta-feira (13) para que os americanos ajudem a "acalmar os ânimos" em meio ao anúncio de que há novos protestos marcados por seus apoiadores para acontecer durante a cerimônia de posse de Joe Biden, em 20 de janeiro.
"À luz dos relatos de mais manifestações, peço que não deve haver violência, não deve haver violação da lei e não deve haver vandalismo de qualquer tipo", disse Trump uma semana depois que um grupo de apoiadores invadiu o Capitólio dos EUA, sede do Congresso americano.
- Análise: Cerimônia de posse de Joe Biden será a mais tensa em décadas
"Não é isso que eu defendo e não é o que os Estados Unidos representam", escreveu o presidente em um comunicado oficial. "Apelo a todos os americanos que ajudem a aliviar as tensões e acalmar os ânimos."
Nesta quarta, com segurança reforçada, o Congresso americano vota um pedido de impeachment do presidente sob a acusação de incitar uma insurreição. Na semana passada, Trump discursou para apoiadores pouco antes da invasão do Capitólio.
Membros da Guarda Nacional dentro do Capitólio no dia 13 de janeiro de 2021, antes de os deputados começarem a sessão de impeachment de Donald Trump — Foto: Joshua Roberts/Reuters
A prefeita de Washington, Muriel Bowser, já solicitou a disponibilização de fundos do governo federal para a prevenção de desastres, valores que serão destinados para segurança deslocada para a cerimônia de posse.
O serviço de hospedagens Airbnb disse nesta quarta que cancelou todas as reservas de casas e apartamentos temporários na capital americana, para evitar a hospedagem de pessoas ligadas a grupos extremistas, que podem estar planejando algum ataque no próximo dia 20.
VÍDEOS mais vistos da semana