Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Boletim alerta para incidência de raios no Pará durante período de chuvas

Temporada deve continuar até maio, diz Semas.

 
 -   /
/ /

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) alerta para o início do período de chuvas, quando também começa temporada de raios, que deve continuar até o mês de maio.

Em Belém, a concentração de raios é de 15,2 por km²/ano, o que deixa a capital em 301º lugar no ranking da densidade nacional e na 51ª posição estadual. Os dados são de 2016 a 2019, fornecidos pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), que integra o Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O coordenador do Núcleo de Hidrometeorologia da Semas, Saulo Carvalho, disse que a maior concentração de raios no Pará fica nas regiões norte e sudeste do estado.

“O período que compreende dezembro até maio, registra maior incidência de raios no Norte, em especial no Pará. No estado, os eventos ficam mais concentrados nessas regiões (norte e sudeste), onde há a maior formação de nuvens com trovoadas".

De acordo com dados coletados entre 2000 a 2019, o Pará ficou em terceiro lugar entre os estados com maior número de mortes causadas por raios, com 162 fatalidades, atrás de Minas Gerais, com 175, e São Paulo, que registrou 327 óbitos. O levantamento é elaborado pelo ELAT com informações do Departamento de Informações e Análise Epidemiológica (CGIAE) do Ministério da Saúde, veículos da imprensa e dados de população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os resultados do estudo revelam um total de 2.194 fatalidades registradas; sendo a média de 110 casos por ano no período. Dentre as principais circunstâncias de fatalidades, os maiores percentuais são aqueles associados a atividades de agronegócio, com 26%.

Recomendações

Especialistas recomendam que, quando há formação de nuvens com raios no horizonte:

  • deve-se evitar lugares abertos e se abrigar em prédios, pontos de ônibus ou dentro de carros, por exemplo;
  • dentro de casa, é preciso se afastar de portas e janelas com grade de metal, que são condutores de eletricidade;
  • não usar celular ligado na tomada, se mantendo longe de objetos ligados às redes elétrica e telefônica;
  • no trânsito, deve-se permanecer dentro do automóvel;
  • em casos de espaços abertos a dica é procurar abrigo sempre que o tempo ficar encoberto e não somente quando a chuva cair.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE