Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Turquia inicia vacinação contra Covid um dia após aprovação da CoronaVac

País recebeu 3 milhões das 50 milhões de vacinas que comprou da Sinovac Biotech. Mais de 100 mil profissionais de saúde receberam a 1ª dose nesta quinta, segundo o ministro da Saúde turco.

 
 -   /
/ /

A Turquia começou nesta quinta-feira (14) o programa de vacinação contra a Covid-19 um dia após a autorização para o uso emergencial da CoronaVac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac Biotech.

Mais de 100 mil profissionais de saúde receberam a primeira dose em todas as 81 províncias do país, afirmou o ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca.

  • O QUE SE SABE: perguntas e respostas sobre a CoronaVac
  • Para especialistas, vacina é adequada para frear pandemia
  • Como a eficácia da CoronaVac se compara a outras vacinas já aplicadas no Brasil?

O país de 83 milhões de habitantes comprou 50 milhões de doses da CoronaVac e recebeu três milhões delas em 30 de dezembro.

Cada dose é atribuída a uma determinada pessoa usando códigos QR na embalagem, segundo o ministro.

Elas estão sendo aplicadas em centros de saúde da família e em hospitais universitários e particulares, e os primeiros a recebê-las serão os profissionais de saúde e outros grupos de alto risco.

Eficácia da CoronaVac

Em 24 de dezembro, a Turquia anunciou que a CoronaVac teve eficácia de 91,25% em uma análise preliminar dos resultados, mas o estudo completo não foi apresentado na época.

A eficácia ficou muito acima da verificada em estudos na Indonésia (65,3%), que ontem iniciou a vacinação com o imunizante da Sinovac, e no Brasil (50,38%), que vai analisar no domingo (17) o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford/AstraZeneca.

Questionado sobre as diferentes taxas, o presidente da Sinovac, Yin Weidong, afirmou que os países usaram vacinas do mesmo lote em seus estudos, mas os protocolos dos testes não eram idênticos.

"Os resultados dos testes clínicos de fase 3 são suficientes para provar que a segurança e eficácia da vacina CoronaVac são boas em todo o mundo", afirmou Weidong.

Polêmica nos números

A Turquia tem cerca de 23 mil mortes e 2,3 milhões de casos confirmados de Covid-19, segundo dados oficiais. Mas sindicatos de médicos e políticos da oposição acusam o governo de encobrir a verdadeira escala da pandemia e de exagerar a eficácia da CoronaVac — o que o governo nega.

O país também negocia a compra da vacina da Pfizer/BioNTech, e a mídia local diz que a primeira remessa do imunizante está programada para chegar nos próximos 10 dias ao país.

O presidente Recep Tayyip Erdo?an afirmou que é imperativo que a Turquia desenvolva sua própria vacina e ela seja produzida no país.

VÍDEOS: novidades sobre vacinas contra a Covid-19

200 vídeos Porta-voz da Índia afirma que 'ainda é cedo' para prazos de exportação de vacinas ‘Não basta ter vacina; ela tem que chegar à população’, diz Temporão AstraZeneca apoia adiamento da segunda dose

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE