Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Janet Yellen é confirmada como a primeira mulher secretária do Tesouro dos Estados Unidos

A economista de 74 anos também foi a primeira mulher a ser presidente do Federal Reserve e a chefiar o Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca.

 
 -   /
/ /

A economista Janet Yellen foi confirmada nesta segunda-feira (25) pelo Senado para se tornar a primeira mulher secretária do Tesouro dos Estados Unidos. O placar de votação no Senado foi de 84 a favor e 15 contra.

Yellen, de 74 anos, foi a primeira mulher a ser presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano) e também a primeira mulher a chefiar o Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca.

A chefe do Departamento do Tesouro é a maior autoridade da política fiscal dos EUA, ou seja, quem toma as decisões a respeito dos gastos governamentais do país. Ela tem papel-chave na elaboração da política econômica do presidente democrata Joe Biden em meio à pandemia de Covid-19, incluindo o pacote de estímulo econômico de US$ 1,9 trilhão destinado a acelerar a recuperação do país.

  • Quem é quem no governo Biden: Janet Yellen, chefe do Tesouro

"Estarei focada no primeiro dia em fornecer apoio aos trabalhadores e às pequenas empresas, colocando em prática, de forma mais rápida e eficiente possível, o plano de ajuda que foi aprovado recentemente e, em seguida, trabalhando com o tempo para um segundo pacote que eu acho que precisamos passar por esses tempos sombrios", disse Yellen em sabatina no Senado na semana passada.

Yellen é o terceiro membro do gabinete de Biden aprovado pelo Senado. Foram aceitos Avril Haines, diretora nacional de Inteligência, e o secretário da Defesa, Lloyd Austin, primeiro afro-americano a chefiar o Pentágono.

Joe Biden escolhe Janet Yellen para comandar a secretaria do Tesouro

Joe Biden escolhe Janet Yellen para comandar a secretaria do Tesouro

Nova equipe

Além da confirmação de Yellen, o Tesouro anunciou membros da nova equipe. Natalie Wyeth Earnest será conselheira da secretária de comunicações estratégicas.

Mark Mazur, ex-secretário assistente do Tesouro para política tributária, foi nomeado subsecretário adjunto para política tributária do Escritório de Assuntos Legislativos do Tesouro.

Aruna Kalyanam, ex-assessora tributária adjunta do Comitê de Caminhos e Meios da Câmara, será subsecretária adjunta para impostos e orçamento no Escritório de Assuntos Legislativos.

Quem é Janet Yellen

Janet Yellen foi antes presidente do Fed, órgão responsável pela política monetária do país, e com o novo cargo vai ocupar, em governos diferentes, os dois postos mais importantes da economia do país.

Formada em economia pela Brown University, ela foi trabalhar no Fed depois de formada. De lá, ela se tornou assessora da Casa Branca durante o governo de Bill Clinton.

  • Yellen diz que novo governo deve focar nos trabalhadores e indica novo pacote de estímulos nos EUA

Yellen voltou ao Fed, mas com um cargo mais importante: ela virou a chefe do banco na Costa Oeste do país.

Em 2013, o presidente do Fed decidiu deixar o posto, e Yellen foi nomeada para ocupá-lo. Nos anos em que esteve na liderança, ela deu prioridade à criação de empregos, uma política que funcionou, os EUA foram diminuindo sua taxa de desemprego incessantemente nos anos seguintes.

A desigualdade passou a ser parte das preocupações do Fed a partir da gestão de Yellen – antes, o órgão não incluia essa questão entre as suas tarefas.

VÍDEOS: Últimas notícias de Economia

200 vídeos Arrecadação de impostos tem pior desempenho em 10 anos, no ano passado Começa evento virtual do Fórum Econômico Mundial de Davos 8 em cada 10 pessoas fizeram cortes no orçamento em 2020, segundo CNDL

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE