Cidades
Hemopa Santarém coleta 100 bolsas de sangue durante campanha no sábado
Foram registrados 105 comparecimentos na unidade. Bolsas de sangue ajudarão a fortalecer estoques que abastecem o Baixo Amazonas.
- - G1 / FolhaPA
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/u/x/RwaJuUQwSWecTqaPYRQA/whatsapp-image-2017-04-20-at-13.00.44.jpeg)
O Hemocentro Regional do Pará (Hemopa) em Santarém, no oeste do estado, coletou 100 bolsas de sangue durante a campanha realizada no sábado (20). A ação teve atendimento durante o dia todo e recebeu 105 pessoas, que ajudaram a fortalecer os estoques que abastecem a região do Baixo Amazonas.
A grande procura para doação surpreendeu a direção da unidade. A campanha estava programada para ser realizada no dia 13 de fevereiro, mas por problemas técnicos foi transferida para o sábado seguinte.
Outras unidades do Hemopa no estado também realizaram a ação. Juntos, a hemorrede conseguiu que 472 pessoas fossem fazer a doação. Com as bolsas coletadas, cerca de 1.500 pessoas devem ser beneficiadas.
“Visando novas estratégias de captação de doadores, os Hemocentros regionais começam a funcionar aos sábados, oportunizando à população destas cidades o gesto de solidariedade no final de semana, tendo em vista que a correria do dia a dia, às vezes, dificulta comparecer aos hemocentros. Tenho certeza que agora vamos alavancar a doação de sangue nesses municípios”, enfatizou o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra.
Quem pode doar sangue
O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar em boas condições de saúde;
- No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho);
- Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato;
Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.
VÍDEOS: Mais vistos do G1 Santarém e Região