Mundo
Presidente das Filipinas demite embaixadora flagrada agredindo empregada doméstica em Brasília
Rodrigo Duterte disse, em pronunciamento nesta segunda-feira 1º , que Marichu Mauro não terá direito a benefícios de aposentadoria nem poderá ocupar cargo público novamente. Caso foi revelado pela TV Globo.
- - G1 / FolhaGO
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/3/n/GrPWtWRhWiXborf4HwVw/embaixadora-1.jpg)
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse, em pronunciamento nesta segunda-feira (1º), que assinou a demissão da embaixadora das Filipinas no Brasil, Marichu Mauro. A decisão ocorre após uma reportagem da TV Globo mostrar vídeos que trazem a embaixadora agredindo uma empregada doméstica, na sede do consulado, em Brasília (assista acima).
O presidente disse que assinou a recomendação de demissão nos últimos dias e que o documento traz uma série de penas acessórias. Entre elas, Marichu está proibida de ocupar qualquer cargo público no país, pelo resto da vida.
- Entenda como embaixadora filipina, com imunidade diplomática, pode responder por agressão a doméstica
- Presidente das Filipinas libera investigação contra embaixadora que agrediu empregada doméstica no DF
- Embaixada das Filipinas: MPT investiga agressões contra outros funcionários da residência diplomática em Brasília
Embaixadora das Filipinas, Marichu Mauro, durante agressão à funcionária dentro da residência da embaixada, em imagem registrada pelo circuito interno de televisão em 19 de outubro — Foto: Reprodução/TV Globo
"Eu assinei o documento afirmando a decisão. A decisão prevê a pena de demissão do serviço público, com as penas acessórias de cancelamento de elegibilidade, perda dos benefícios de aposentadoria e desqualificação perpétua de ocupação de cargo público, e proibição de aplicação do teste para serviço público", disse Rodrigo Duterte no pronunciamento (tradução livre).
O presidente afirmou ainda que a embaixadora maltratou a empregada e repetidamente causou agressões físicas. A decisão foi tomada após investigação do Department of Foreign Affairs (DFA), o Departamento de Relações Exteriores das Filipinas.
Vídeo flagra ataques


Vídeo: embaixadora das Filipinas no Brasil agride empregada doméstica