Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

Conheça Petit Abel, ilustrador que vem explicando o '''BBB21''' por meio de charges

Aos 32 anos, Petit tem Maurício de Sousa e Ziraldo como algumas de suas referências. Meu traço sempre me leva à criação de personagens gorduchos e bastante caricatos.

 
 -   /
/ /

A amizade entre Camilla de Lucas e João Luiz, os planos de Arthur e Projota e o beijo entre Gilberto e Lucas são algumas das imagens do "BBB21" que passaram de inspiração para obra nas mãos de Petit Abel.

Aos 32 anos, o ilustrador e designer divide a agenda profissional entre as duas carreiras. Ele tem chamado a atenção ao dar novas cores e contornos ao que se passa no reality show.

"Sempre gostei do BBB, mas passei alguns anos sem assistir. Voltei acompanhar logo após o conflito 'mulheres x homens' na edição de 2020. Então vi que a edição tocou em alguns temas que eu já abordava no meu trabalho e comecei a desenhar."

"A ilustrações começaram a viralizar, o programa foi ficando cada vez mais importante e agora me tornei fã", afirma Abel ao G1.

"Muita gente me conheceu por conta disso", comemora o ilustrador, que ganhou o apelido de Petit no período em que morou na França, por conta de seu 1m65.

A ilustração do artista sobre o reality que gerou maior repercussão é a que retrata todos os participantes do programa no gramado da casa (veja abaixo).

"Chegou a impactar mais de 2 milhões de pessoas no Instagram e mais de 5 milhões no Twitter. Foi surreal."

Ilustração de Petit Abel mostra todos os participantes do "BBB21" — Foto: Reprodução/Twitter

Outra imagem que teve grande repercussão é a que eterniza o beijo entre Lucas e Gilberto, horas antes de o ator desistir do jogo e pedir para sair do reality show.

"Esta edição começou muito pesada, porque os participantes carregavam um medo enorme do 'cancelamento'. O público se sentiu muito incomodado com algumas cenas e o beijo do Lucas e do Gil trouxe fôlego para nós."

"O fato jogou luz sobre muitas questões importantes envolvendo homofobia, saúde mental e sentimentos, então retratei o que estava sentindo diante daquilo tudo. Foi uma comoção geral", explica.

Para finalizar os desenhos do reality, Abel leva cerca de duas horas. Ilustrações mais complexas, chegam a durar seis horas. A mais rápida que já fez em seus cinco anos de trabalho profissional foi uma homenagem a Tom Veiga, o Louro José, morto em novembro de 2020, vítima de um AVC.

"Fiz assim que vi a notícia, pois cresci assistindo o 'Mais Você' e gostava muito do personagem. Acho que fiz em menos de 30 minutos e, inesperadamente, viralizou nas redes sociais."

Mas nem sempre os projetos fluem com tamanha facilidade. "Travo sempre e isso é um terror! Os deadlines são sempre curtos, assim como o timing das redes. Percebi que isso acontece quando estou sobrecarregado. Acho que é o meu cérebro pedindo socorro. Então a única alternativa é descansar."

O ilustrador Petit Abel — Foto: Arquivo Pessoal

Referências

Nascido em Tucano, no sertão da Bahia, Abel conta que desenha desde criança e tem Maurício de Sousa e Ziraldo como referência.

Também curtia "quadrinistas, como Mike Deodato e Erica Awano, outros artistas que produzem conteúdo para a internet, como IlustraLu e Paulo Moreira, e meus colegas da época da faculdade que arrebentam".

Em suas ilustrações, ele procura retratar com leveza temas sociais como representatividade, LGBt+, meio ambiente, gordofobia, política, indígenas e cultura pop. Em período de pandemia, não são poucas as ilustrações sobre vacina e personagens com máscaras de proteção contra a doença.

"Já desisti de ilustrar vários conteúdos para a minha página, principalmente aqueles que tocam em assuntos polêmicos demais. Só ilustro temas que consigo debater para não correr o risco de criar algo que soe agressivo ou desrespeitoso."

A principal características de suas ilustrações está na "fofura", seja nos desenhos que ilustra os brothers do reality, homenageia Louro José ou faz uma releitura de obras como O Abaporu, de Tarsila do Amaral, para uma coleção própria de camisetas.

"Meu traço sempre me leva à criação de personagens gorduchos e bastante caricatos. As pessoas dizem que dá vontade de apertar."

VÍDEOS: Saiba tudo sobre entretenimento com o Semana Pop

101 vídeos Semana Pop conta quais são os filmes e séries favoritos do Globo de Ouro Semana Pop lista cinebiografias de grandes músicos que estão em produção Saudade do Carnaval? Semana Pop lista dez desfiles históricos para curtir

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE