Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Funcionários do porto da CDP em Santarém aderem à greve em protesto por melhorias salariais

Atividades foram suspensas na manhã desta quarta-feira 13 em três portos administrados pela Companhia no Pará.

 

Uma grande fila de veículos que foram impedidos de entrar na área do porto da Companhia Docas do Pará (CDP) se formou na manhã desta quarta-feira (13) na rodovia BR-163, em Santarém, no oeste do Pará.

Isso porque os guardas portuários aderiram à greve da categoria por melhorias salariais. A paralisação dos guardas portuários iniciou por volta das 5h e não tem previsão de término.

O embarque e desembarque tanto de mercadorias quanto de passageiros não estão sendo realizados. Por esse motivo, as embarcações estão se deslocando para o porto da Prainha.

"Nós estamos reivindicando a assinatura do nosso acordo coletivo, e corremos o risco de perder de 30 a 40% dos nossos salários. Não queremos nem aumento, apenas a manutenção. Nós não paramos na pandemia, ocorre que estamos nessa negociação há mais de ano", explicou José Wellington Viana, presidente do sindicato em Santarém.

Funcionários do CDP aderem a greve em Santarém

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

A interrupção dos serviços do porto no município, impacta diretamente a economia local. Segundo o presidente do sindicato, a movimentação subiu em quase 30% o que resultou até em um prêmio como um dos portos que mais cresceu.

O porto de Santarém está funcionando com 50% da capacidade para escoar as mercadorias. As atividades devem ser retomadas apenas após a manifestação do presidente da CDP.

Desdobramentos

Na tarde desta quarta, o Sindicato dos Guardas Portuários do Pará (Sindiguapor) confirmou que recebeu um mandado da Justiça proibindo o fechamento dos portos no Pará. Porém, reunida, a categoria resolveu manter o fechamento total dos terminais.

A medida alcança os portos de Santarém, Miramar, em Belém, e Vila do Conde, em Barcarena. A multa diária pelo descumprimento da decisão é de R$ 50 mil.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

200 vídeos

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE