Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Bebê nasce em embarcação na comunidade de Arapiuns e é atendida no Barco Papa Francisco

A pequena Lainara Pinto e a mãe estão sob os cuidados no barco hospital, onde aguardam por alta médica.

 

Um parto aconteceu dentro de um pequeno barco na noite de quarta-feira (24) na comunidade de Arapiuns, em Santarém, no oeste do Pará. Em seguida, mãe e filha receberam cuidados especiais da equipe do Barco Hospital Papa Francisco e São João Paulo II.

A dona de casa Railene Pinto, de 35 anos, e a recém-nascida, Lainara, passam bem e aguardam apenas a liberação médica.

Os médicos Camila Nazareth, Taís Guiotto, Tatiana Rosa e a pediatra Ana Clara Rabello souberam do parto depois que Raiana Pinto, filha de Railena, foi até a embarcação pedir ajuda dizendo que a mãe estava em trabalho de parto. Segundo a equipe médica, a criança já estava nascendo dentro da pequena embarcação onde Railena estava.

"O parto aconteceu no barquinho da mãe. A criança já estava nascendo. A equipe médica desceu, fez o parto e depois levou a mãe para um leito no barco. Isso era por volta de 21h30 da noite, mas a equipe agiu rápido e deu tudo certo", contou o Frei Joel Soares, coordenador do projeto.

O barco Papa Francisco realiza atendimentos médicos às comunidades ribeirinhas da região com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Frei Joel Soares, coordenador do projeto, segura a pequena Lainara — Foto: Agência Pará/Divulgação

Frei Joel conta que dentre os serviços prestados, já nasceu um menino de cesariana, em Faro. "Agora veio uma menina, num parto surpresa. Todos se mobilizaram para ajudar o nascimento da Lainara. Foi um momento muito especial. A nossa missão no barco é ajudar o povo", disse ele.

A bebê e a mãe devem continuar sob os cuidados da equipe médica do barco hospital até que recebam alta médica.

Balanço

A 43ª expedição do Barco Hospital Papa Francisco e São João Paulo II promoveu atendimentos nas comunidades Parauá e Suruacá, em Santarém, no Baixo Amazonas na primeira quinzena de novembro.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foram realizados 5.814 procedimentos médicos e clínicos e cirúrgicos.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

200 vídeos

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE