Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Grupo de artistas lança aplicativo e guia sobre espaços teatrais de Belém

Em alusão ao aniversário de fundação da cidade, iniciativa mapeia teatros mais tradicionais e alternativos.

 

Artistas do projeto "Palco Belém" lançaram, em alusão ao aniversário de fundação de Belém, um aplicativo para smartphones e um guia de teatros, com informações e imagens de espaços teatrais da cidade.

A iniciativa mapeou teatros conhecidos, como Theatro da Paz e Margarida Schivasappa, e espaços mais alternativos e experimentais como o Casarão do Boneco.

LEIA MAIS:

  • 'Bora' ver se tu és 'papa-chibé': faça o quiz do g1 e conheça expressões de Belém

Os detalhes sobre as funcionalidades do aplicativo e as características do Guia de Teatros foram divulgados em live pelas redes sociais.

Sofia Lobato, atriz e coordenadora do projeto comenta que “o objetivo do aplicativo é proporcionar uma forma rápida e fácil para o público e o meio artístico acessar informações atualizadas sobre os espaços teatrais tais como: fotos, vídeos, localização, história, capacidade de público e agenda de espetáculos.”

O aplicativo foi desenvolvido também para fortalecer o turismo artístico de Belém, para que moradores e turistas conheçam e visitem os espaços de teatrais que fazem parte do patrimônio cultural e artístico paraense.

"Desenvolvemos tudo isso com grande entusiasmo e satisfação, como uma ferramenta para impulsionar a cultura e arte de Belém. A nossa sociedade atual é profundamente permeada pelos meios digitais, e o aplicativo foi pensado para fortalecer a presença digital da produção artística da cidade”, comentou Sofia.

Já o guia terá distribuirão de cópias físicas gratuitas do guia, às 10h, na Praça da República, no próximo domingo (16).

O material contém oito páginas e apresenta um resumo com fotos de 16 espaços teatrais de Belém, além de mapa indicando a localização.

A coordenadora do projeto explica o objetivo do material: “como já investimos bastante no digital – site, redes sociais e app – a ideia do Guia de Espaços Teatrais é ser algo mais simples, que as pessoas possam manusear, conhecer um pouco sobre os nossos teatros e ver as fotos deles".

Sobre o projeto

O Palco Belém é conduzido por uma equipe de artistas de teatro de Belém com atuação nas áreas de produção cultural, fotografia, audiovisual e jornalismo.

A equipe desenvolveu durante o ano de 2021 um mapeamento de teatros, que foi contemplado com patrocínio da Lei Aldir Blanc, no Edital de Patrimônio Cultural Material executado pelo Instituto Nova Amazônia (INÃ) e Secretaria de Cultura do Pará (SECULT).

Em setembro de 2021 foi lançado o site do projeto com o resultado do mapeamento.

A equipe principal do projeto é formada por Sofia Lobato (atriz, produtora cultural e coordenadora do projeto), Junior Sá (ator e produtor) e Allyster Fagundes (ator e artista visual), que se conheceram na Escola de Teatro e Dança da UFPA (Etdufpa), quando iniciavam as trajetórias artísticas no curso de teatro.

VÍDEOS com notícias do Pará:

200 vídeos

Veja outras notícias do estado no g1 Pará

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE