Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Moradores de três bairros de Monte Alegre atingidos por enxurradas ficam desalojados

Devido às fortes chuvas, parte de uma casa desabou. Último temporal registrou 105mm, segundo a Defesa Civil.

 

Pelo menos três bairros de Monte alegre, no oeste do Pará, foram “castigados” pelo temporal que atingiu a cidade na madrugada desta quarta-feira (12) e deixou casas alagadas e moradores desabrigados. Segundo a Defesa Civil Municipal, desta vez choveu cerca de 105mm.

Durante o temporal, ruas foram tomadas pela enxurrada. Os estragos deixados pela chuva foram grandes. Três bairros foram os mais afetados: Curaxi, Pajuçara e Curitafã.

No bairro Curaxi II, uma casa desabou parcialmente. Felizmente não morava ninguém no imóvel, justamente, porque os proprietários já sabiam do risco de desabamento.

Temporais em Monte Alegre têm deixados moradores e órgãos em alerta

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

Onze áreas de risco estão sendo monitoradas em Monte Alegre, dessas, oito são no bairro Curitafã, mas de acordo com a Defesa Civil o bairro Pajuçara é o que mais preocupa. Por lá, 91 famílias estão em situação de risco, 30 já foram retiradas, e os demais aguardam a liberação do benefício do programa estadual “Sua Casa”, que deve atender 100 famílias.

Recuperação de pontos atingidos pela chuva

A destruição deixada pelo temporal tem sido reparada pela Secretaria Municipal de Obras e a Defesa Civil. Segundo Leomar Araújo, coordenador da Defesa Civil, no bairro Curintanfã oito residências estão com alto risco de serem levadas pela enxurrada. No Curaxi, uma casa foi destruída.

“Nós já tínhamos interditado [a casa] cerca de 30 dias atrás, a família já havia saído para uma casa alugada em outro bairro”, disse Leomar, ressaltando que preocupação é porque a previsão é que o bairro seja novamente alvo de chuva acima de 40mm no dia 19 de janeiro.

Serviços de recuperação foram realizados em Monte Alegre, após o temporal — Foto: Prefeitura de Monte Alegre/Divulgação

As máquinas da Prefeitura realizaram, nesta quinta-feira (13), trabalhos nos bairros do Planalto e Pajuçara. No bairro do Curitanfã, as máquinas que podem fazer os trabalhos estão atuando na zona rural. A previsão é que chegue à cidade, uma máquina vinda do Açaizal para iniciar os trabalhos na voçoroca (tipos de erosão causada pelas chuvas) do Curitanfã.

Programa 'Sua Casa'

Em 2021, a Defesa Civil Municipal juntamente com a Secretaria de Assistência Social (Setrins), fez um trabalho de mapeamento das famílias que estão em área de risco no Curitanfã e enviou para o Governo do Estado solicitando ajuda para essas famílias através do Programa "Sua Casa".

O programa entrou em contato com a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) com relação às pendências documentais de algumas famílias, que já foram providenciadas pelo Governo Municipal e, está agora aguardando o Governo do Estado realizar a entrega do programa habitacional.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

153 vídeos

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE